Bastidores da possível candidatura de Ellen Gracie à Corte de Haia

            Em outubro, a Assembléia Geral da ONU escolherá um nome para integrar a Corte Internacional de Justiça, localizada na cidade de Haia (Holanda). Segundo informações veiculadas na grande imprensa, existe a possibilidade de a vaga ser preenchida novamente por um jurista brasileiro.

            A presença de mais um brasileiro em Haia é uma das metas do Ministério das Relações Exteriores, que está trabalhando pesado nesse sentido. Procura-se repetir o feito protagonizado pelo jurista mineiro Francisco Rezek, que integrou a Corte Internacional de Justiça de 1997 a 2006.

            O problema está na politicagem do governo brasileiro, mais especificamente do Presidente Lula e do Ministro Nelson Jobim, que estão tentando emplacar o nome da Ministra do STF, Ellen Gracie, aos “45 minutos do segundo tempo”.

            Na realidade, desde fevereiro de 2007, a República Federativa do Brasil lançou o nome de Antônio Augusto Cançado Trindade para juiz da Corte Internacional de Justiça.

            Ph.D. em Direito Internacional por Cambridge, Cançado trindade foi Juiz e Presidente da Corte Interamericana de Direitos Humanos e Consultor Jurídico do Ministério das Relações Exteriores do Brasil. Além disso, é Professor Titular da Universidade de Brasília e do Instituto Rio Branco.

            Segundo o professor da UnB George Bandeira Galindo, Cançado Trindade “é, hoje, o jurista brasileiro mais bem preparado para operar tais mudanças por sua projeção mundial como especialista em direito internacional”.

            Os predicados intelectuais de Cançado Trindade são muito mais elevados que os da Ministra Ellen Gracie. Ao contrário da preferida de Lula e Jobim, Cançado Trindade é um homem do Direito Internacional, com notáveis serviços prestados nessa área. Contudo, o que pesa favoravelmente à Ministra é sua descendência americana e as boas relações que mantém com Ministros da Suprema Corte americana, sendo, portanto, uma candidata ao gosto do Tio Sam. 

            Ao que tudo indica, com a possível saída de Gracie, procura-se abrir mais uma cadeira no STF a ser preenchida por Lula. O escolhido para ocupar a vaga da ministra seria o petista Tarso Genro.

            Diante dos tropeços e da indecisão do Governo brasileiro, parece mesmo que vamos acabar ficando sem vaga em Haia.

5 respostas para Bastidores da possível candidatura de Ellen Gracie à Corte de Haia

  1. Gustavo disse:

    Acho que diante das politicagens brasileiras e da república de 3 poderes interdependentes, Haia está achando muito bom não ter brasileiro por lá mesmo.

  2. Monteiro disse:

    Sem desmerecer Cançado Trindade, será uma grande conquista para as mulheres haver uma brasileira na Corte Internacional de Justiça… e ninguém melhor que Ellen para exercer esse cargo, já que ela é competente e entrou para a história ao se tornar a primeira mulher a integrar o STF.

  3. Rafael disse:

    Tarso genro como ministro do stf? essa é pra rir msm… Lula tá se superando. È como diz o ditado, “pra pior não tem limite” heheheh

  4. Edgar Ravel disse:

    Acho que essa reportagem está ligeiramente desatualizada. Há muito que já houve a desistência da candidatura da Min. Ellen Gracie. Ademais, respondendo o colega abaixo “Monteiro”, sugiro que você leia os votos do Cançado Trindade na Corte Interamericana de Direitos Humanos para ver o que realmente é uma conquista para as mulheres.

  5. […] Brasil em Haia: a eleição de Cançado Trindade             No post que escrevemos em 28 de julho, tratamos da possibilidade de mais um brasileiro tornar-se juiz da Corte Internacional de Justiça, […]

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: