Vale tudo verbal entre os Ministros Joaquim Barbosa e Gilmar Mendes

            “Vamos encerrar a sessão, porque eu creio que a discussão está se descambando para um campo que não se coaduna com a liturgia do Supremo” (Ministro Marco Aurélio, 23/04/2009).

                Patética a discussão ocorrida em 23/04/2009 na sessão plenária do STF, envolvendo os Ministros Joaquim Barbosa e Gilmar Mendes. Amplamente difundida na mídia, o debate foi baixo e truculento. Evidentemente, o populacho que adora ver sangue entrou em êxtase com o discurso de Joaquim Barbosa.

                Não tenho nada contra o Ministro Barbosa. Trata-se evidentemente de um homem íntegro, com grande cultura jurídica e visão crítica das instituições. Ocorre que, em cinco anos de STF, ele já entrou em sérios conflitos com os Ministros Marco Aurélio, Gilmar Mendes e Eros Grau.

                O temperamento explosivo que o caracteriza recomenda umas reflexão mais profunda por parte dele e de seus pares. Um pouco de ioga ou terapia far-lhe-ia bem. Aliás, Carlos Ayres pratica ioga e nunca “descambou” para os ataques pessoais a quem quer que seja.

                  É certo que o Ministro Gilmar Mendes, enquanto Presidente do STF, tem posturas criticáveis, mas a conduta de Joaquim Barbosa na tarde de ontem foi constrangedora e desproporcional. Para quem não viu  a confusão, o vídeo já está no youtube: http://www.youtube.com/watch?v=sIUdUsPM2WA

5 respostas para Vale tudo verbal entre os Ministros Joaquim Barbosa e Gilmar Mendes

  1. Marisinha disse:

    Eu vi tudo AO VIVO!!! Sou testemunha ocular da história. Concordo que Gilmar Mendes merece um puxão de orelha… mas é em plena sessão que se deve fazer aquilo e naquele tom? Sempre fui do entendimento de que só é respeitado quem se dá ao respeito e… exclamar, aos berros, ao presidente da mais alta corte, que nao se dirigisse a ele como se fosse aos capangas do Mato Grosso, foi de uma falta de respeito a si mesmo que beira a patetagem mesmo. Terrível incidente. Se Gilmar está destruindo a Justiça.. Barbosa está colaborando para jogá-la no ridículo.

  2. Igor disse:

    Rapaz, tão popularizando demais no Supremo bicho!
    Tu tem que dar uma chegada lá Ministro!!!

  3. Luiz Eduardo disse:

    Absurdo é criticar o povo como vocês criticaram, pois vocês elites vivem num mundo encantado e não veem que o ministro Barbosa, convive ao lado de corruptos e da espoliação nacional e pouco pode fazer. Na verdade foi um desabafo de quem vive sob a pressão de não poder fazer nada além de pactuar. Fui servidor público federal e me envergonho do que vi e vivi lá dentro. Abaixa a bola ao dirigir-se ao povo, muitas vezes mantenedor das suas regalias como “populacho sanguinário”

  4. Fernanda Alves Pinheiro disse:

    É verdade, Ministro Barbosa foi tomado pela emoção, apenas isso…Por um lado gostei de ver alguém detonando o GilMAL, mas essa atitude acabou prejudicando o proprio ministro Barbosa.
    So digo uma coisa…se vcs observarem direito, quem começou com o desrrespeito foi Gilmal.

  5. Fernanda Alves Pinheiro disse:

    * desrespeito

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: