Joaquim Barbosa, um brasileiro

Exemplar a história de vida do Ministro Joaquim Barbosa, narrada na wikipédia.  O passado desse membro da Suprema Corte mostra como os estudos e o empenho pessoal podem funcionar como notáveis ferramentas de ascensão social.  Segundo a citada enciclopédia virtual, Joaquim  Barbosa teve origem humilde: seu pai era pedreiro e tinha oito filhos.; contudo, uma sólida educação  garantiu ao primeiro Ministro negro do STF a construção de um invejável currículo. Realmente, vale a pena conferir o artigo sobre as origens dessa grande figura do mundo jurídico:

“Joaquim Barbosa nasceu em Paracatu, noroeste de Minas Gerais. É o primogênito de oito filhos. Pai pedreiro e mãe dona de casa, passou a ser arrimo de família quando estes se separaram. Aos 16 anos foi sozinho para Brasília, arranjou emprego na gráfica do Correio Braziliense e terminou o segundo grau, sempre estudando em colégio público. Obteve seu bacharelado em Direito na Universidade de Brasília, onde, em seguida, obteve seu mestrado em Direito do Estado.”

“Prestou concurso público para procurador da República, e foi aprovado. Licenciou-se do cargo e foi estudar na França, por quatro anos, tendo obtido seu mestrado em Direito Público pela Universidade de Paris-II (Panthéon-Assas) em 1990 e seu doutorado em Direito Público pela Universidade de Paris-II (Panthéon-Assas) em 1993. Retornou ao cargo de procurador no Rio de Janeiro e professor concursado da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Foi visiting scholar no Human Rights Institute da faculdade de direito da Universidade Columbia em Nova York (1999 a 2000), e Visiting Scholar na Universidade da Califórnia, Los Angeles School of Law (2002 a 2003). Fez estudos complementares de idiomas estrangeiros no Brasil, na Inglaterra, nos Estados Unidos, na Áustria e na Alemanha. É fluente em francês, inglês e alemão.”

8 respostas para Joaquim Barbosa, um brasileiro

  1. Cristiana Teódulo disse:

    Eu fiquei admirada com a história do nosso eminente ministro Joaquim Barbosa pois desconhecia sua trajetória de vida pessoal até chegar ao atual cargo no qual ocupa de forma brilhante e com um verdadeiro exemplo de vida pra todos nós operadores do direito.

  2. Gustavo disse:

    Pra mim, o que menos interessa na história de vida dele é o fato de ter sido pobre. Ele é inteligentíssimo, poderia ter sido qualquer coisa na vida e teria sucesso. O que me faz admirá-lo é o fato de dar a cara a bater, de brigar por um país melhor, de dar nome aos bois na frente dos bois. Vida longa a JB!

  3. Paulo Luís Vieira Junior disse:

    Parabéns, ao Sr. Ministro Joaquim Barbosa, admiro a sua trajetória de vida, para nós operadores do Direito é um grande exemplo de humildade e esforço de um ser humano, tem todo apoio, boa sorte!
    Admiro sua inteligencia e conhecimentos nos meios jurídicos.

  4. Daniel R Ferreira disse:

    No meu entendimento, o fato dele ter vindo de uma origem humilde conta sim e muito, uma vez que atualmente, é mui observado que na atuação contém uma observação os casos concretos com mais humanidade, não desmerecendo pessoas que já nascem possuindo uma condição financeira mais favorável, pois, acredito que uma educação de excelente qualidade esta acima de toda e qualquer situação financeira, no entanto é importante dar uma ênfase nesta questão

  5. gina disse:

    EXEMPLAR!!! QUEM QUER,ACONTECE….FAZ HISTORIA!!!
    TEMUMA POSTURA DIGNA,COMO SUA HISTORIA !!
    PARABENS A PRESIDENTA DILMA,POR NOMEA-LO…

  6. gina disse:

    EXEMPLAR!!! QUEM QUER,ACONTECE….FAZ HISTORIA!!!
    TEM UMA POSTURA DIGNA,COMO SUA HISTORIA !!
    PARABENS A PRESIDENTA DILMA,POR NOMEA-LO…

  7. Pedro Mardock disse:

    Creio que se o Brasil tivesse políticos com o caráter do ministro Joaquim Barbosa, nossa nação seria melhor do que de muitos países Europeus, Asiáticos, ou norte americanos, pois não somente sua garra, mas sua honestidade, honradez, e seu caráter justo se copiado, nos poria no primeiro lugar dos países desenvolvidos.
    Obrigado Sr. ministro Joaquim Barbosa por ser espelho para os que almejam crescer sem macular o próximo, sem tirar proveito dos mais fracos, e acima de tudo, por ser o homem que não perdeu sua autoridade nem se deixou vender á banda podre que há entre políticos desonestos.
    Que Deus abençoe ao senhor, e sua família.
    Pedro Mardock – Belém, Pará

  8. Valdenice Alves da Silva disse:

    Parabéns ao Meritíssimo Juiz do STF Joaquim Barbosa pela sua história, lição de vida e brilhante atuação como ministro relator do Processo do Mensalão, que os culpados do roubo do dinheiro público, não ficarão impunes e sim, sejam punidos e, sejam inocentados aqueles que verdadeiramente são inocentes, ato que vai encher os brasileiros de orgulho e fica claro o recado aos mafiosos que nada fica encoberto totalmente e, um dia tudo vem a tona, finalmente a justiça no Brasil será feita com todo o rigor da lei.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: