A vitória de Tiririca

Segundo informações do Tribunal Superior Eleitoral, o humorista Tiririca foi o mais votado candidato do Estado de São Paulo  para o cargo de Deputado Federal, contando com exatos 1.353.820 votos. Aliás, no Brasil, nunhum outro postulante à Câmara dos Deputados obteve tamanha votação. Tudo isso já era esperado, afinal, as propagandas do palhaço cearense tiveram grande destaque no youtube e na imprensa em geral.

Não é de hoje que artistas populares, jogadores de futebol e outras figuras excêntricas são eleitos para cargos relevantes. Poderíamos citar uma enorme lista, mas é melhor poupar o leitor dessas embaraçosas lembranças.

Evidentemente, é péssima para o funcionamento do Poder Legislativo a eleição de pessoas, destituídas de cultura geral, ideias, planos e ações concretas para o futuro. Tiririca será apenas mais um parlamentar que não terá consciência daquilo está votando. Não compreenderá o que é “emenda aditiva”, “quorum qualificado” ou “crédito extraordinário”. Seguirá apenas as orientações das lideranças do governo de plantão em troca de alguns favores.

Contudo, aqui entra um detalhe fundamental: no voto, o sentimento fala mais alto que a razão. Muitos dizem: “votar em Tiririca é um ato de protesto contra a corrupção e os políticos em geral”. Sem dúvida, diversas pessoas votaram no “abestado” para demonstrar insatisfação contra o sistema eleitoral. Mas não é apenas isso. Em outros casos, o voto em Tiririca baseou-se em sentimentos de carisma e empatia . Muito mais  do que as idéias, o que importa para o eleitor médio são as pessoas, sejam elas amigos, palhaços, religiosos ou artistas. Bem ou mal é assim que funciona a Democracia brasileira.

8 respostas para A vitória de Tiririca

  1. Jorge Fernandes disse:

    Francisco,

    Vc acha que o Brasil caminha para uma cleptocracia?

  2. franciscofalconi disse:

    Pois é Jorge, parece que já estamos vivendo na cleptocracia.

  3. Érika Manuella disse:

    Há ainda dúvida se ele vai poder ser empossado.
    Ele tem 10 dias para provar que não é analfabeto.

  4. Daniel Neves disse:

    “Querendo ou não, gostem ou não,Tiririca é ficha limpa!” (Essas foram as Palavras de Robeto Jefferson). Salve Tiririca, pois os números expressivos de seus votos colocou nada mais, nada menos que Protógenes Queiroz, pois é, aquele da “PF” da operação Satiagraha (ex-banqueiro Daniel Dantas), Lao kin não sei das quantas (aquele “pirateiro” e contrabandista)entre outros… Será por isso que os grandes não querem tiririca? O TSE deu 10 dias para tiririca provar que não é analfabeto. Puts! Quanta hipocrisia, Lula passou 8 anos no governo sem precisar provar nada, aliás ele sempre assumiu, “réu confesso do analfabetismo”. OBS.: Sugestão para um artigo, nessas eleições existe um assunto polêmico que é, a inconstitucionalidade do PNDH-3 e o caso do aborto que os Cristão tanto comentam.

  5. Daniel Neves disse:

    Só para completar o texto Protógenes teve míseros 98.000 votos (não sendo o suficiente para ser eleito). Bem, sendo cristão acredito que DEUS age na humildade rsrsrs afinal, a voz do povo é a voz de DEUS. “VOX POPULI, VOX DEUM”.
    Santo Agostinho diz que não permitiria que algo ruim acontecesse se dele não tirasse algo maior.

  6. Cristiana disse:

    Eu concordo com o Daniel…porque se Lula ficou 8 anos governando e sempre foi “analfabeto confesso”…porque não Tiririca?!já que pelo menos este tem a ficha limpa diferente de muitos que só usam á inteligencia e cultura não em prol da coletividade com bons projetos e planos pro futuro do povo mas para roubar o dinheiro público!
    …E outra o TSE era pra avaliar os requisitos de inelegibilidade de um candidato antes da propositura de sua candidatura e não já depois de eleito pelos votos do povo.

  7. Fernanda disse:

    E quem disse que Tiririca tb não vai se meter em roubalheira? Claro que vai! Ele não sabe de nada, não vai saber no que estará votando, ele so vai ser um fantoche na mão dos outros.
    Ele falsificou uma declaração para poder entrar no processo eleitoral.
    Se para entrar ele ja foi capaz de falsificar…O que fará la dentro?
    Realmente é ridículo que so agora o TSE queira impugnar a candidatura dele. Mas ocorreu depois de um laudo do instituto de criminalistica que verificou a falsidade do documento.
    Tiririca so vai ser um manobrado la dentro. A diferença é que em vez de um ladrão culto, sera um analfabeto.

  8. Gustavo disse:

    Pensamento simples: se a cÂmara representa o povo, logo, temos que ter representantes analfabetos pois o povo é analfabeto. Temos também que ter pastores e padres, pois o povo é cristão. Temos que ter jogadores de futebol, pois o povo é peladeiro. Enfim, acho que nunca na história deste país um câmara refletiu tão bem o povo brasileiro.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: