Lula e o companheiro Khadafi

Em julho de 2009, o então Presidente Luís Inácio Lula da Silva fez uma visita oficial à Líbia. Naquela ocasião, o mandatário maior do Brasil participou da Cúpula da União Africana, evento que teve como afitrião o ditador Muamar Khadafi.

Na “era Lula”, era comum a aproximação diplomática com estadistas pouco virtuosos. Quem não se lembra das incômodas visitas ao Brasil dos presidentes do Uzbequistão, Islam Karimov, e do Irã, Mahmoud Ahmadinejah, ambos considerados pela comunidade internacional como antidemocráticos e contrários aos direitos humanos?

O mundo dá voltas. No dia 18 de março de 2011, o Conselho de Segurança da ONU aprovou a realização de ataques aéreos contra as forças de Muamar Kadhafi na Líbia (o companheiro “Khadafi”). A razão de ser da decisão: conter a onda de violência e massacres engendrada pelo ditador contra os rebeldes em seu país. Curiosamente, foi no Brasil que o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, autorizou ofensiva militar da Força Aérea e da Marinha contra alvos estratégicos da Líbia.

Ao que tudo indica, a Presidente Dilma irá imprimir uma nova orientação na política externa brasileira, exatamente para não cair nos erros de seu antecessor.

Anúncios

2 Responses to Lula e o companheiro Khadafi

  1. Cristiana disse:

    Essa postagem mostra que esse blog não traz só excelentes abordagens jurídicas mas também ótimos comentários politicos!Continue assim nessa diversidade pois o Direito não deixa de está ligado á politica e vice-versa!Como exemplo disso temos a decisão do STF ontem que fez prevalecer a superioridade da nossa Constituição!

  2. Jo jo w disse:

    Não posso nem imaginar o que o ditador sanguinário Kadafi fará contra seus opositores, caso se consagre vencedor na Guerra Civil que ora ocorre na Líbia. Kadafi sempre andou e cagou para a opinião pública internacional. Será um banho de sangue sem precedentes.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: